top of page
Irina_capa flat.jpg
irina 2
irina 1

Irina

Raquel Iantas

Sinopse

Irina é um jogo entre a ficção e a realidade. Conta a história de uma menina brasileira, descendente de poloneses e ucranianos, moradora de um bairro operário. Um recorte da vida dessa menina dos seis aos dezoito anos, dos anos 1970 ao início dos anos 1980. Tímida e solitária, mãe ausente, é no contato com a arte, o cinema, o teatro, e a música que Irina encontra subsídios e coragem para administra a própria vida e se lançar no mundo.

“A trajetória de Irina, suas angústias, desafios, sentimentos de inadequação, sua curiosidade e a difícil e desafiadora transição para a vida adulta são exibidos em um texto fluído, consistente, que desperta não só o desejo de acompanhar a personagem pelo mundo que se descortina, mas especialmente de escavar a humanidade traduzida pelas complexidades e tragédias que atravessam a vida da menina. Raquel sabe contar histórias. Sabe escolher as palavras para encadear a narrativa. Sabe nos conduzir a tempos, lugares, acontecimentos, desejos, escolhas e contradições que nos conectam com nossas próprias trajetórias.” 

Andréa Pachá

Foto raquel Ianta (Ana Migliari).jpg

Sobre o autor

Raquel Iantas nasceu em Rio Azul, no Paraná, em 1964. Atriz de teatro, sua carreira é marcada por espetáculos em que a literatura foi posta em cena, como o trabalho nas adaptações de Madame Bovary, O púcaro búlgaro e O que diz Molero. Em um workshop de teatro, Raquel foi desafiada a escrever uma “pseudo-biografia” e sentiu o desejo de ficcionar suas memórias de infância. Em 2017, essas histórias foram parar no palco e tiveram tão boa acolhida que ela decidiu escrever mais histórias, dando forma ao romance Irina, seu livro de estreia.

bottom of page